18 de maio de 2009

Boina

Uma amiga tem duas boinas uma preta e uma vermelha, bem bonitinhas, que eu sempre quis aprender a fazer. Entao ela me emprestou essa vermelha que ja está desbotando que eu pedi a ela para desmontar e recosturar. Ela ficou meio assim e disse: Com tando que voce me devolva montada tá tudo bem.

Nem foi preciso demontar a bointa vermelha. Que é essa que aparece aí embaixo.. Só tirar as medidas, e criei o molde aumentando uns dois centimentros por que eu tenho cabeca grande. O tecido usei um pulover que uma amiga me deu, e usei no inverno inteiro, eu já tava meio cansada dele, e resolvi tentar reciclar. No início eu queria fazer um cachecol que vi lá no Craftblog, mas aproveitei a oportunidade para cortar e fazer essa boina. O meu maior medo é que eu nao conseguisse cortar a o pulover e ele ficasse desfiando. Enfim deu tudo certo.

Eu achei o resultado muito bom, foi um pouco de tentativa e acerto, e deu bastante certo. Foi um pouco complicado na hora de por o forro que eu ja tinha há algum tempo, e nas barra coloquei um retalho da lã que usei na capa vermelha. Quero logo fazer os desenhos e postar o tutorial aqui. Fiquei orgulhosa. Achei que seria mais dificil.

17 de maio de 2009

Os tecidos que ainda tenho II


Esse é especialmente para a Jose. Estou fazendo um vestido do jeitinho que ela quer de um tecido de algodao. Que é esse de flores marrons no fundo branco. E o outro foi um cetim de seda xadrez que achei fantástico. Pena que comprei só um metro, mas ele é um espetáculo!

Os tecidos que ainda tenho.

Algumas amiga querem que eu faca um vestido e outras blusas para elas. Eu entao deixo aqui os tecidos que tenho em casa de viscolycra como chamamos no Brasil ou jersey como chamam aqui. E só agora que vi quao bonitos eles sao.

De Menina Fuxiqueira

De Menina Fuxiqueira

De Menina Fuxiqueira

13 de maio de 2009

Batas em crepe de algodao

Essas sao as novas batas, dessa vez em crepe de seda. E eu fiquei super feliz ao temrminar essas blusas por que ficaram bem acabadinhas. Muito melhor que as duas primeiras. Uma dessas vai ser presente para um amiga. A outra o maridao proibiu de vender. Mas se alguém quiser comprar é só me avisar que ou vendo ou faco outra. E pelo jeito vai vir mais coisinhas por aí. Eu já disse que to tomando gosto pela coisa. A primeira foi revisitada, eu resolvi refazê-la para melhorar o acabamento. Claro, que já é minha!

4 de maio de 2009

Tutorial Alfineteiro de croche.



Eu estava olhando como fazer flores de crochet para aplicar na touca que eu fiz e me veio a idéia de fazer um alfineteiro de crochet. Primeiro eu achei que os alfinetes nao iriam se fixar por causa da largura dos pontos de crochet mas tentei assim mesmo. Usei uma linha da marca Cisne que eu tinha desde o Brasil, e meus pais me enviaram ano passado e uma 3,5 de croche, a maior que eu tinha aqui.

O tamanho do alfineiteiro depende do que a gente quer fazer. Facamos sempre uma quantidade de correntes de 5. Eu para este fiz 65 correntinhas.

Primeira carreira:
65 correntinhas.

Segunda carreira: Faca duas correntes para subir e na terceira, faca um ponto alto. Siga 1 ponto alto quatro correntes. Repetindo até o fim das correntes e fechando com um ponto alto. Se por acaso o ultimo ficar um pouco mais fechado nao terá problema.

Terceira carreira:
Um ponto baixíssimo sobre o ponto alto da segunda carreira, cinco pontos altos sobre as correntinhas e um ponto baixíssimo sobre o próximo ponto alto repita até o fim fechando com um ponto baixíssimo.

O resultado será uma tira longa de croche um pouco franzida.
Antes de cortar a linha do novelo solte um pedaco mais ou menos do tamanho desta tira, corte. FAca o acabamento na carreira com um ponto baixissimo passando essa linha por dentro do ponto de maneira que fique um nó.
Com uma agulha de tapecaria, agulha de bordado grande, ou amarre um alfinete na linha e passe ela pelos espacos da primeira carreira como se fosse uma fita. Em seguida puxe para que ela fique bem franzida, como uma espiral... Organize como se fosse uma flor deixando a parte de baixo mais larga, e acomodando as camadas de forma até o miolo.

Com a linha ainda enfiada na agulha de tapecaria costure por dentro até o miolo, de forma que a flor nao se desfaca. E pronto está pronto seu alfineteiro.